Unity, um novo conceito para desenvolvimento mobile de alto desempenho

blog-image

Com o avanço dos frameworks e performances cada vez mais próximas ao nativo, o desenvolvimento multiplataforma tem crescido e conquistado mais adeptos a cada ano. Neste contexto, a Unity se destaca no mercado de games, mas fica para trás quando o assunto são aplicativos convencionais.

Para os que não entendem a fundo o motivo de por que uma engine de jogos é ruim para desenvolver aplicativos, vamos aos fatos:

Um aplicativo padrão redesenha uma parte da tela apenas quando alguma alteração ocorre na interface - quando abrimos um menu ou clicamos em um botão, por exemplo – fazendo com que o consumo de processamento seja baixo. Já em aplicativos desenvolvidos com Unity, toda a tela é invalidada a cada ciclo, ou seja, 60 vezes por segundo, mesmo que nada tenha sido modificado. Este comportamento é desejável para games, mas não para apps convencionais. O recálculo da interface, que pode chegar a milhares de triângulos, utiliza massivamente a placa de vídeo e resulta em um alto consumo de bateria.

Então, se conseguíssemos levar estes conceitos de otimização de interface para dentro da engine de jogos, teríamos alguma vantagem? Com tantas alternativas focadas exclusivamente em aplicativos, faria sentido usar Unity para esta finalidade?

Afirmo que teríamos um novo paradigma de desenvolvimento, somando o poder da engine de manipular livremente objetos 3d em placa de vídeo com a performance/consumo de um aplicativo nativo.

É justamente nisso que a Kyub vem trabalhando ao longo do último ano. Nossa ideia é trazer o desenvolvimento de jogos para o centro dos negócios, a fim de atender às demandas que não são especificas desta área, como engenharia e indústria.

Raio X Wrangler

Começamos o desenvolvimento da nossa API até alcançar uma versão beta para o aplicativo Raio X Wrangler.

O modelo do carro possui cerca de 1.5 milhões de polígonos, um número muito elevado. Nosso desafio começou justamente aí: como fazer um app que possui uma demanda tão grande de placa de vídeo para um aplicativo de celular?

A solução foi justamente começar a mesclar conceitos de aplicativos nativos para dentro da Unity. E se nossa API pudesse desligar todas as câmeras e só as religasse quando algo “mudar” na tela? Bem, este é o pilar nosso projeto.

Robbyson Corporate

A partir dos conceitos aprendidos no projeto do Raio X Wrangler conseguimos estabilizar a API para começar a desenvolver toda uma plataforma de aplicativos nativos para a Unity, que inclui widgets de interface e performance.

Nosso case completo que utiliza 100% Unity e possui alto desempenho de bateria é justamente este aplicativo gamificado de gestão.

O Robbyson Corporate possui mecânicas de jogos, como avatar e objetos 3d, mas é puramente focado em interface. Esta oportunidade foi impagável para que nós conseguíssemos amadurecer nossa ferramenta, a um ponto de se ter algo a nível comercial, como substituto direto de outros frameworks multiplataforma.

O Futuro da API

Estamos trabalhando para liberar a API, dentro de alguns meses, para todos os devs. Esperamos dar aos milhares de desenvolvedores Unity do mundo uma alternativa viável para trazer todo o tipo de aplicativo, seja mobile ou PC, sem se desviar do caminho dos jogos.

Vida longa e próspera aos games!

comments powered by Disqus